Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
>
Situada na Região Demarcada do Douro, embora já no seu limite, a Casa de Mateus representa uma componente do Douro vinhateiro de altitude, onde o Vinho do Porto tem ainda lugar e a aptidão para a produção de vinhos brancos de qualidade assume grande potencial, aliás confirmado. Os tintos, em particular os elaborados a partir da casta Alvarelhão, tiveram também importância histórica na elaboração de vinhos mais abertos de cor, quando comparados com os de zonas mais quentes próximas do rio Douro, um dos quais veio a evoluir para um rosé muito afamado a nível internacional.
O Museu da Vinha aproveita as encostas de Mateus, viradas a Sul, para propor um percurso comentado em áudio-guia, que passa pelo entendimento da paisagem complexa da Casa de Mateus, com o cruzamento entre os jardins ornamentais, as zonas de transição, as paisagens comestíveis que a Horta biológica nos providencia, a zona de bosque, recurso fundamental para a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.
A abrir, podemos compreender melhor, através de um rasgo no solo, o que queremos dizer quando falamos de terroir: de que é composto o terreno, como é que a videiras lançam as suas raízes e vão procurar a água e os nutrientes de que necessitam para nos devolver os seus néctares. Logo depois, aprendemos sobre a sucessão histórica dos diferentes modos de cultivo da vinha, em taça ou outras formas livres de antes da filoxera, os esteios em xisto, os embardamentos… Finalmente, viajamos pelas castas da região, aquelas que mais temos cultivado nos últimos séculos: o Alvarelhão, a uva que esteve na origem do mítico Mateus Rosé, de que apresentamos a maior vinha em Portugal; muitos metros quadrados de outras castas tintas e um corredor expressivo de castas brancas, num total de doze diferentes especialidades que contribuem para singularidade dos vinhos crescidos neste terroir.
O Museu da Vinha deve ser visitado com o apoio do Áudio-Guia, que fornece informação mais detalhada sobre cada passo do percurso. E, como não podia deixar de ser, deve terminar a sua visita na nossa Loja de Vinhos, o sítio onde pode provar com o palato aquilo que aprendeu ao percorrer os caminhos do Museu da Vinha.
O projeto Museu da Vinha foi desenvolvido a partir de uma proposta do Prof. Nuno Magalhães e desenvolveu-se no quadro do projeto Lugar Comum, iniciativa de potenciação do capital humano da Fundação da Casa de Mateus, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121