Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Retourner
Missa Cantada
Requiem, de W. A. Mozart
pelo Americantiga Ensemble
No Dia dos Fiéis Defuntos, cumprimos o desígnio de manter o culto na Capela, com uma Missa presidida por S. Exa Reverendíssima o Bispo de Vila Real, acompanhada do Requiem, de W. A. Mozart. Descoberta nos arquivos da Catedral de Évora e executada com a maestria do Americantiga Ensemble, a partitura desta obra maior do repertório universal para quatro vozes, violoncelo solo, um par de fagotes, contrabaixo e um órgão luso da primeira metade do século XVIII, reconduz-nos ao ambiente da Igreja barroca e ao recolhimento que a data nos invoca.
«Quatro vozes, violoncelo solo, um par de fagotes, contrabaixo e um órgão luso da primeira metade do século XVIII, em temperamento mesotónico: o “Mozart à portuguesa”, pela formação, poderia até parecer escrito sob encomenda para os atuais protocolos de concerto, mas, na verdade, corresponde a uma tradição lusitana secular. Ricardo Bernardes fez a edição musicológica da obra a partir de manuscritos encontrados em Évora, datados do período entre o final do séc. XVIII e a primeira década do séc. XIX.
Como, nessa época, toda a atenção se centrava na Capela Real de Lisboa, os grupos musicais de fora da capital, incluindo Évora, tinham formações mais reduzidas. “Estabeleceu-se uma tradição de executar obras em arranjos para um ‘baixo contínuo expandido’, ou seja, órgão, fagote, violoncelo e contrabaixo”, explica. O Requiem de Mozart também sofreu essa adaptação: Bernardes utiliza um manuscrito que instrumenta a peça para órgão, “rabecão pequeno” (violoncelo solo, com escrita extremamente virtuosística), dois fagotes e “rabecão grande” (contrabaixo). As partes vocais são idênticas à da versão da obra de Franz Xaver Süssmayr (1766-1803), o discípulo de Mozart que finalizou a partitura deixada incompleta por seu professor, são cantadas por um quarteto vocal, conferindo à execução uma qualidade intimista.»
Mariana Castello-Branco - soprano
Arthur Filemon – alto
Marcio Soares Holanda - tenor
Hugo Oliveira - baixo
Pedro Massarrão - violoncelo
Nathaniel Harrison - fagote 1
Joana Almeida - fagote 2
Duncan Fox - contrabaixo
Sérgio Silva - órgão
Ricardo Bernardes, direção musical
Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme