Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Com o Americantiga Ensemble, remontamos ao primeiro quartel do séc. XVIII e ao momento em que António José, 3º Morgado de Mateus, sonhava a construção da Casa, ouvindo um conjunto de motetos franceses, entre os quais as Leçons de Ténèbres du Mercredi Saint, de François Couperin.
A acompanhar o final do verão e o início do outono, o ciclo Arte na Paisagem detém-se nas paisagens sonoras que reverberam os séculos da história de Mateus. Em setembro e outubro, em três concertos, empreendemos uma viagem em diálogo com a revisitação das Figuras de Mateus. Com o Americantiga Ensemble, remontamos ao primeiro quartel do séc. XVIII e ao momento em que António José, 3º Morgado de Mateus, sonhava a construção da Casa, para ouvir um conjunto de motetos franceses, entre os quais as Leçons de Ténèbres de Mercredi Saint, de François Couperin.
«Em meados do século XVII, as Leçons de Ténèbres tornaram-se objeto de composições musicais cada vez mais populares. Michel Lambert foi o primeiro em França a compor um ciclo em 1662, logo seguido por Charpentier e Lalande. Mas as mais famosas - e as primeiras a serem tocadas e gravadas - são as compostas por François Couperin, datadas de 1714. No final do reinado de Luís XIV, a França era uma terra de piedade, mas também de italianismo na música, incluindo a música religiosa. As emoções compostas por Couperin para as suas cantoras são tão dramáticas que parecem saídas de uma ópera... Vocalidade e espiritualidade combinam-se artisticamente, atestando o requinte do canto fino francês praticado tanto nos salões e teatros como nos locais de culto. As vozes divinas que cantam as Lições dos dias da Semana Santa nos conventos parisienses, as vozes sem rosto das jovens reclusas conventuais, as vozes do céu... mas muitas vezes os cantores de ópera, quando os teatros estavam fechados durante o período de penitência antes da Páscoa! As velas eram tradicionalmente apagadas à medida que o Ofício das Trevas se desenrolava, para terminar na escuridão da noite...»
ENTRE LUZ E TREVAS | MOTETOS DO BARROCO FRANCÊS
François Couperin (1668-1733)
Aspiratio mentis Deum
Henry du Mont (1610-1684)
Vulnerasti cor meum Felix Roma
François Couperin (1668-1733)
Les leçons de ténèbres pour le mercredi saint
Première leçon
Deuxième leçon
Marin Marais (1656-1728)
Le tombeau de monsieur Lully
François Couperin (1668-1733)
Les leçons de ténèbres pour le mercredi saint
Troisième leçon
AMERICANTIGA ENSEMBLE
Dir. Ricardo Bernardes
Thibaut Lenaerts
hautecontre
Marcio Soares Holanda
hautecontre
Ana Raquel Pinheiro
violoncelo barroco
Ricardo Bernardes
órgão e direção musical
O acesso implica a aquisição de um título de entrada na Casa de Mateus, no valor mínimo de 6,00 €. Aproveite e viva toda a experiência de Mateus, aderindo a um dos modelos de visita à sua disposição.
Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121