Discover
Discover
Visit
Discover
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
O acervo arquivístico da Casa de Mateus ultrapassa o contexto familiar, assumindo-se como património regional e nacional a ser partilhado, num primeiro momento pela sua dimensão probatória e, consequentemente, pela inegável importância para a gestão do vasto património acumulado. A Biblioteca, é também um elemento importante que agrega um vasto conjunto de obras, algumas anteriores à constituição do próprio Morgadio de Mateus.
O Sistema de Informação da Casa de Mateus
O Sistema de Informação Casa de Mateus (SICM) divide-se em 13 secções cronológicas, com base nesta coluna, que representa o encadeamento dos sucessivos administradores da Casa até à constituição da Fundação da Casa de Mateus, em 1970, que passou a ser a entidade administradora da Casa de Mateus por determinação do seu Instituidor.
A esta coluna, vieram juntar-se numerosos acervos, sendo de destacar em particular o da família Melo (que entrou na nona secção do SICM com o casamento do Conde de Vila Real com a Condessa de Melo) e o da família Mangualde, na secção 10 (resultado do casamento da Condessa de Vila Real e Melo com o Conde de Mangualde).
A Biblioteca
Este espaço alberga, para além de um conjunto notável de Livros Antigos, os documentos, provas, pranchas e demais elementos, relativos à tão famosa edição de "Os Lusíadas" de 1817, da autoria do Morgado de Mateus, D. José Maria.
Schedule
Monday to Friday
9am to 6pm
Saturday and Sunday
9am to 6pm
Contacts
+351 259 323 121